quinta-feira, 11 de abril de 2013

Construção do conceito de número


          A estrutura lógico matemática de número não pode ser ensinada  diretamente , de maneira mecânica e sim de forma lúdica e concreta, respeitando a fase de desenvolvimento de cada individuo .

          A criança constrói a sua estrutura matemática de números por si mesma, no contexto que está inserida. Isso não quer dizer que o professor tem que sentar e esperar. O mesmo pode encorajar a criança a pensar ativamente, estimulando o seu desenvolvimento.

        Segundo Piaget e seus colaboradores, demonstraram    que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação de relações. As relações são criadas pelas crianças a partir de seu interior e não lhe ensinadas por outrem. No entanto, o professor tem um papel crucial na criação de um ambiente,  material e social que encoraje a autonomia e o pensamento.Por isso é importante  o mesmo colocar todos os tipos de coisas,e ideias e eventos em relações todo o tempo, em vez de focar só a quantificação e relacionar ao numeral.

           As situações que podem ser usadas  na aprendizagem de números são, os jogos e o próprio dia–a dia da criança .

         No dia a dia a professora poderá criar situações nas quais a quantificação ocorrerá de maneira natural  como por exemplo:  a distribuição de guardanapos e copos, dividir o lanche em partes iguais, dividir peças de brinquedos, escolher um aluno para distribuir as atividades, na arrumação da sala (cada criança pega três objetos), músicas etc.

       No uso dos jogos, segundo Kami e Drivies (1880)  diz que os jogos em grupo proporcionam um contexto excelente para o pensamento geral e para comparação de quantidades. Com é no caso do boliche, faz com que as crianças façam a contagem de quantas garrafas caíram e quantas ficaram de pé, jogos de tabuleiro, dominó e jogos de alvo. O mais interessante é que os alunos façam o registro em folha da pontuação que  alcançaram, assim estaram relacionando quantidade  a escrita do numeral.

        O que os educadores não podem esquecer, é de sempre oferecer objetos para a manipulação  em sala de aula, assim o ensino  de matemática se torna mais prazeroso e significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário